Saturday, January 23, 2010

Lista #3: Histórias que conheci em 2009 e trouxeram coisas boas para mim

Embora Janeiro e 2010 já tenham começado há algum tempo, este é o primeiro post do ano. Para cortar definitivamente com o ano estranho que passou, mas que, felizmente, teve coisas boas, cá vai uma lista de histórias com que me cruzei no ano passado, mas que me marcaram.

1 - A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson Através da Suécia, Selma Lagerlöf: o pequeno Nils de soquitos animou o início do ano, fugindo de raposas e perigos inesperados, sempre montado no seu amigo ganso.

2 - Coração Solitário Caçador (The Heart is a Lonely Hunter), Carson McCullers: o amor entre dois amigos e o modo como as relações humanas nascem, crescem e são alimentadas. Ou o valor de saber escutar.

3 - Contos Orientais, Marguerite Yourcenar: toda a delicadeza que cerca as histórias das terras onde o sol nasce está contida neste livro belo na proporção inversa às suas dimensões.

4 - Bartleby & Co., Enrique Vila-Matas: a arte do Não. A dimensão de um artista não se mede apenas por aquilo que escreveu. E ponto final.

5 - Margarita e o Mestre, Mikhail Bulgakov: se um dia o Diabo descesse a Moscovo, que aconteceria? Talvez víssemos um gato gordo peludo entregar um copeque ao condutor do eléctrico. E a Massolit, a associação literária do regime, em alvoroço. Pois se a existência de Deus é colocada em questão, o Diabo irrita-se. Afinal, são as faces da mesma moeda.

6 - Contos, Anton Tchekov: os pequenos dramas do quotidiano podem transtornar uma pessoa. Que o digam as personagens de Tchekov. Elas sofrem, mas nunca serão compreendidas.

7 - Os Cantos de Maldoror, Isidore Ducasse, Duque de Lautréamont: sempre que penso neste livro, interrogo-me sobre o seu sentido. Compreendo-o e não o sei expressar. Talvez seja uma viagem ao que de mais primitivo há em nós. Talvez seja o espelho da humanidade. No que de melhor e pior há nela. No mais profundo da natureza humana.

8 - Reflexo Nuns Olhos de Ouro, Carson McCullers: num determinado momento de suas vidas, várias personagens encontram-se. Envolvem-se. Os acontecimentos precipitam-se e a tragédia acontece. Todos somos diferentes, específicos, mas os acontecimentos e as pessoas que vamos conhecendo condicionam-nos. E a vida transforma-se.

9 - Tonoharu, Lars Martinson: uma novela gráfica em quatro volumes que conta a história de um rapaz americano numa pequena cidade japonesa. Além dele, os únicos ocidentais na cidade são os membros de uma família romena a residir num templo. Mas algo de estranho acontece. Que ainda não sei que será. Estou à espera dos próximos volumes. Mas ansiosamente à espera.

10 - Contos Fantásticos, Edgar Allan Poe: o fantástico, o negro e a génese do que um dia viria a constituir a inspiração de Conan Doyle para criar o seu Sherlock Holmes.

11 - Histórias Escolhidas Por Um Psicopata, Edgar Allan Poe: uma mente perturbada não funciona como outras. O olho, o olho, o olho. A obsessão. O sangue.