Tudo começou há alguns anos durante o exame da cadeira de Comunicação Audiovisual (não seria bem este o nome, creio, mas é irrelevante). O filme era North by Northwest do mestre Alfred Hitchcock e tínhamos de descrever plano por plano uma sequência de poucos minutos, em que vemos a personagem de Cary Grant aproximando-se de uma casa que pensamos ser de Frank Lloyd Wright, ou mesmo de John Lautner. A incógnita despertou o meu interesse e começou a busca por tal casa. Este fim de semana desvendou-se o mistério: a casa não existe. Inspirando-se em Frank Lloyd Wright, o realizador britânico criou-a somente para albergar as cenas finais do seu filme. Não passa por isso, de um mero "prop".
Despertada a curiosidade, acabei por dar de caras com este documentário, Los Angeles Plays Itself. Vale a pena dar uma espreitadela a estas casas, verdadeiras obras de arquitectura. Ainda que muitas vezes sejam maltratadas pelos argumentos que as albergam.
Tuesday, April 14, 2009
Em Busca da Casa Perdida
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Mestre Alfred Hitchcock, como lhe chamas e bem, tinha esse dom de nos levar a criar as mais diversas interpretações acerca de algum contexto ou, simplesmente, coisa.
ReplyDeleteE aí estás tu a investigar a casinha...
E sim, são obras curiosíssimas com uma duração de vida contadíssima.
Por isso atraentes.
Projectam um filme que pode perdurar para sempre mas extinguem-se como mero meio produtivo.
São detalhes deliciosos, Cherry Blossom Girl...
João Sardo
Sem dúvida interessante...Cheers!
ReplyDelete